Saiba como se preparar para o teletrabalho (Home Office)

Agora que chegou o momento em que não poderá comparecer ao escritório e continuar as suas atividades de trabalho, queremos que esteja preparado. É necessário estabelecer uma estrutura que permita manter toda a equipa de trabalho conectada e continuar as atividades remotamente. Felizmente, as tecnologias existentes, como software de colaboração e acesso remoto, permitem um trabalho remoto eficiente.

Agora, mais do que nunca, depois que a OMS classifica o coronavírus (COVID-19) como uma pandemia; Mais empresas estão introduzindo trabalho remoto para seus funcionários. Por esse motivo, agora é o melhor momento para começar a planejar e estabelecer protocolos de trabalho em casa.

Estamos todos no mesmo barco, por isso, na ISL Online, preparamos recentemente um plano de ação (que estamos a utilizar agora). De fato, temos anos de experiência com teletrabalho, pois parte de nossa equipa trabalha regularmente em diferentes partes do mundo. Desde então, conseguimos atualizar e expandir as nossas políticas existentes e estamos felizes em partilhar a nossa experiência.

Implementação do teletrabalho

Para começar, se gosta da ISL Online e já possui uma política de teletrabalho, deve tomá-la como base e atualizá-la. Por outro lado, se nunca praticou remotamente ou em casa, pode começar agora mesmo, permitindo que a equipa trabalhe remotamente. Dessa forma, aprenderá com as seus pontos fracos, sendo capaz de resolvê-los a tempo.

Especifique diretrizes e regras

Estabeleça e comunique claramente as regras e processos a serem seguidos ao trabalhar em casa. Defina razões e situações que exigem essa condição, defina expectativas para o horário de trabalho, determine como os funcionários reportarão sobre o andamento de seu trabalho e decida o dia e a hora para realizar reuniões de acompanhamento obrigatórias para responsabilizar os funcionários remotos pelos seus objetivos e prazos.

Fornecer equipamentos e conexão segura à Internet

Verifique se todos os funcionários têm ferramentas de trabalho em casa, equipamentos, headset de comunicação, acesso de alta qualidade à Internet etc. tudo dependendo das atividades que cada um é responsável.

Se planeia trabalhar remotamente por um período limitado de tempo em resposta à emergência do Coronavírus (COVID-19); não precisa de equipamentos de primeira linha. Mesmo um computador usado será bastante útil, pois será usado apenas para se conectar remotamente a um computador no escritório, através da tecnologia de acesso remoto (abaixo, explicamos como). Precisará de uma conexão à Internet confiável e rápida. Recomendamos evitar trabalhar de um laptop simples e, em vez disso, conectar periféricos externos mais confortáveis, como mouse, teclado e monitor.

Organizar o acesso autónomo em computadores do escritório

Instale o software de acesso remoto nos computadores do escritório para que eles possam ser acedidos ​​de qualquer lugar do mundo. Escolha um fornecedor de acesso remoto confiável e seguro que não fature com base no número de contas de utilizador ou instalações de estação de trabalho. Recomendamos tecnologias baseadas na nuvem e compatíveis com dispositivos móveis.

Promover a colaboração e a comunicação em equipa

Por natureza, as pessoas são seres sociais, portanto, é importante manter a equipa conectada e em contato. Planeie reuniões da equipa para teleconferências uma vez por semana. Forneça ferramentas de comunicação e colaboração para melhorar a participação em projetos conjuntos, bem como reuniões individuais para promover a troca de idéias sempre que necessário. Se já estiver a usar o software ISL Online na sua empresa, além de oferecer soluções de suporte e acesso remoto, poderá integrar soluções para chamadas de vídeo, conferências e conversas de chat sem nenhum custo adicional, que também pode ser publicado e estar disponível no seu próprio website.

Manter a confiança

Estar fisicamente em locais diferentes, o trabalho remoto traz consigo uma dinâmica diferente do escritório. Inevitavelmente, o controlo comum do pessoal é perdido até certo ponto. É por isso que é extremamente importante seguir os ritmos e rituais existentes aos quais está acostumado no escritório, por meio de reuniões, chamadas e chats regulares. Relate o progresso para que saiba em que está a trabalhar individualmente. Também pode tentar usar os mesmos canais de comunicação para fazer uma piada ocasional e relaxar por alguns minutos. É importante superar a ansiedade inicial e criar um senso de confiança mútua com toda a equipa.

Manter comunicação com o departamento de Recursos Humanos

Se o teletrabalho durar mais que o estimado; Discutir com seu departamento de recursos humanos os termos contratuais dos funcionários pode ajudá-lo a estabelecer padrões que devem ser seguidos para manter o controlo da operação.

Uma última dica, ao trabalhar em casa, pode escolher o local mais apropriado e tranquilo. Deve sentir-se confortável, manter o foco nas atividades e evitar distrações o máximo possível. De fato, algumas pesquisas realizadas na área de teletrabalho afirmam que a produtividade do funcionário pode até exceder a do trabalho no escritório.

Sobre o ISL Online

A ISL Online é pioneira no setor de software de desktop remoto. Desde 2003, a ISL Online oferece soluções de controle remoto para profissionais de TI e técnicos de assistência remota em mais de 100 países, com uma participação de mercado excepcional no Japão. Distribuído pela nuvem ou no local, a ISL Online permite que os utilizadores acedam e controlem computadores Windows, Mac e Linux, bem como dispositivos móveis, para fornecer suporte técnico ad hoc e administração remota.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco através do chat em www.imparpower.pt. Teremos o maior prazer em ajudá- lo!

Teste gratuito totalmente funcional de 15 dias disponível!
Registar

Formas de se ligar

Com a ferramenta ISL Online, você pode convidar um cliente para aderir a uma sessão criada por si, e ainda pode criar um acesso não supervisionada para conseguir configurar os computadores da sua empresa para teletrabalho, ou para aceder de uma forma mais rápida aos seus clientes.

Pode usar também o ISL Pronto para configurar um Chat ao Vivo no seu site com múltiplos colaboradores, de onde pode criar sessões e enviar e receber ficheiros.

Pode também usar a nossa ferramenta para fazer Reuniões com os seus colabores ou clientes, ou ainda fazer webinars para realizar formações online.

Tudo isto está disponível numa só ferramenta.Experimente grátis

Teste gratuito totalmente funcional de 15 dias disponível!
Registar